segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A Dactilogia

As linguas gestuais, embora possuam as características gerais das outras línguas humandas, têm características próprias que derivam da natureza do sinal usado. Para além das expressões faciais (boca e sobrancelhas) e da postura corporal, as línguas gestuais usam um repertório de gestos que são compostos por:
- Configuração da mão (gestos);
- Movimentação ou não da mão;
- Velocidade do movimento;
- Posição do gesto no espaço em frente do falante, etc.

Para além dos gestos complexos (dinâmicos), que correspondem as palavras, as línguas gestuais usam a dactilogia – um sistema de gestos simples (estáticos) que correspondem a letras do alfabeto e que permitem soletrar palavras. Desta forma pode-se soletrar a forma de uma palavra, nos casos em que tal palavra não está representada por um gesto específico.
(fonte: http://www.ergative.net/LC/LC_docs/files/guiao_fonetica.pdf)

A datilogia nada mais é que o "alfabeto manual", e é usada, em geral, para expressar nome de pessoas e de localidades. Mas, também é usada para outras palavras que não possuem um sinal.


A sua representação gráfica deve ser pela palavra separada, letra por letra, por hífen. Exemplos: J-O-S-É, A-N-E-S-T-E-S-I-A.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o alfabeto manual interagindo: basta digitar uma palavra e assistir na tela como seria sua dactilogia:
Aprender a dactilogia é o primeiro passo para quem quer se comunicar com os deficientes auditivos. Mas não é o suficiente. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário