quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Festival Esportivo e Cultural comemora o Dia Nacional do Surdo


A abertura do 4º Festival Esportivo e Cultural para Alunos Surdos da Rede Municipal de Ensino, no Sesc Interlagos, teve a participação de cerca de dois mil alunos com deficiência auditiva. O evento irá até sexta-feira (02/10).



Cerca de dois mil alunos com deficiência auditiva participaram na última quarta-feira (30/09) da abertura do 4º Festival Esportivo e Cultural para Alunos Surdos da Rede Municipal de Ensino, no Sesc Interlagos, Zona Sul. O evento se estenderá até sexta-feira (02/10) e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

Durante a cerimônia de abertura dos jogos, o prefeito de São Paulo defendeu a importância da realização do evento na formação dos alunos da rede municipal de ensino. "São dois mil alunos que têm de nossa parte um carinho especial e uma preocupação adicional por conta de suas deficiências. Que possamos oferecer o que há de melhor no ensino e no esporte a essas crianças, para que elas possam competir com as outras em condição de igualdade", afirmou o prefeito.

O festival reúne uma série de torneios e atividades culturais e lúdicas para alunos com deficiência auditiva total ou severa. A abertura dos jogos contou com desfile das delegações, apresentação dos atletas e a cerimônia do acendimento da pira.

Vinte escolas públicas, particulares e de instituições filantrópicas de São Paulo participam dos torneios de atletismo, futsal, handebol, queimada e xadrez. Além de competir em atividades esportivas, os alunos poderão atuar em oficinas de jogos e brincadeiras no próprio Sesc Interlagos. A programação completa está disponível no site do festival.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo desde 2005, com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Associação dos Surdos de São Paulo e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Surdos. Um dos objetivos do festival é ampliar as oportunidades de socialização, a aquisição de hábitos saudáveis e favorecer o surgimento de novos talentos do esporte e da cultura surda, além de potencializar vivências no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário