segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Educação inclusiva X Educação especial


De um lado, uma portaria do MEC defendendo a presença dos alunos com deficiência no ensino comum, com atenção às características individuais e apoio do ensino especial; e de outro, os representantes da comunidade surda defendendo a permanência das classes ou escolas exclusivas, fora do ensino comum.

Veja mais sobre este assunto aqui.

Acontece uma posição antagônica ao movimento da inclusão social por partes dos surdos (ou por parte deles).
Serem reconhecidos e respeitados pela sua deficiência? O que coloca a surdez num primeiro plano.
Ou, destacar o INDIVÍDUO, a pessoa, à frente de sua deficiência, incluindo-os nos mesmos espaços - educacionais, profissionais e sociais - que todas as pessoas? Fazendo com que todas as pessoas possam realmente participar da sociedade independentemente de sua condição física, intelectual, auditiva ou visual.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dica: Ótimo trabalho acadêmico sobre Libras

"O portador de deficiência auditiva está conquistando espaço e mesmo de modo lento, mas gradativo, as barreiras da comunicação que favoreciam os surdos a viverem no isolamento obrigando-os a viver á margem da soociedade estão sendo quebradas. Hoje a sociedade ouvinte está cada vez mais buscando subsídios para a proximação e socialização com o portador de dificiência auditiva e a Língua em Libras é a ponte mediadora."

http://www.slideshare.net/sandramirandan/projeto-libras-blog1

Festival Esportivo e Cultural comemora o Dia Nacional do Surdo


A abertura do 4º Festival Esportivo e Cultural para Alunos Surdos da Rede Municipal de Ensino, no Sesc Interlagos, teve a participação de cerca de dois mil alunos com deficiência auditiva. O evento irá até sexta-feira (02/10).



Cerca de dois mil alunos com deficiência auditiva participaram na última quarta-feira (30/09) da abertura do 4º Festival Esportivo e Cultural para Alunos Surdos da Rede Municipal de Ensino, no Sesc Interlagos, Zona Sul. O evento se estenderá até sexta-feira (02/10) e faz parte das comemorações do Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

Durante a cerimônia de abertura dos jogos, o prefeito de São Paulo defendeu a importância da realização do evento na formação dos alunos da rede municipal de ensino. "São dois mil alunos que têm de nossa parte um carinho especial e uma preocupação adicional por conta de suas deficiências. Que possamos oferecer o que há de melhor no ensino e no esporte a essas crianças, para que elas possam competir com as outras em condição de igualdade", afirmou o prefeito.

O festival reúne uma série de torneios e atividades culturais e lúdicas para alunos com deficiência auditiva total ou severa. A abertura dos jogos contou com desfile das delegações, apresentação dos atletas e a cerimônia do acendimento da pira.

Vinte escolas públicas, particulares e de instituições filantrópicas de São Paulo participam dos torneios de atletismo, futsal, handebol, queimada e xadrez. Além de competir em atividades esportivas, os alunos poderão atuar em oficinas de jogos e brincadeiras no próprio Sesc Interlagos. A programação completa está disponível no site do festival.

O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo desde 2005, com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Associação dos Surdos de São Paulo e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Deficientes Surdos. Um dos objetivos do festival é ampliar as oportunidades de socialização, a aquisição de hábitos saudáveis e favorecer o surgimento de novos talentos do esporte e da cultura surda, além de potencializar vivências no uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).